sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Giuseppe Arcimboldo


Giuseppe Arcimboldo (pronuncia-se Artchimboldo) nasceu em  Milão,no ano de 1527. É considerado um dos mais célebres representantes do maneirismo[i].
Iniciou-se na vida artística aos 22 anos, projetando os vitrais da catedral de Milão, juntamente com seu pai.
Em 1562, Arcimboldo deixou a sua terra e entrou na corte do imperador Rodolfo II, em Praga, onde foi estimado e bem tratado por ele, sendo recebido com grande amabilidade e obtendo um bom salário. Serviu os imperadores como arquiteto, cenógrafo, engenheiro, organizador de festejos e criador de máscaras e fantasias. Os imperadores adquiriram objetos, plantas e animais exóticos vindos de todas as partes do mundo para enriquecer o atelier de arte . Era aí que Arcimboldo estudava cada pormenor dos animais e plantas que utilizava em seus quadros.
 O artista morreu em Milão, no ano de 1593, e seu trabalho caiu no esquecimento por aproximadamente 300 anos, até ser redescoberto pelo Movimento Surrealista, entre os séculos XIX e XX.


                                                               Foto do artista

Obra da Semana: As Quatro Estações

Em 1563, ele produziu a série “As Quatro Estações”. O tema agradou tanto a nobreza da corte que Arcimboldo recebeu inúmeros convites para pintar, inclusive do próprio imperador Rodolfo II.
Suas pinturas mostram composições de frutas, legumes, animais e objetos exóticos que, olhados com atenção, nos permitem entrever figuras humanas.
O toque de mestre do pintor foi utilizar, em cada tela, elementos que correspondessem ao tema retratado; assim, “A Primavera” é composta basicamente por flores, “O Verão”, por frutas próprias dessa estação, “O Outono”, por folhas e frutas dessa época do ano e “O Inverno”, por uma "árvore sem folhas". O mesmo acontece com o restante de sua obra.

                                                               Primavera
                                                                    Verão
                                                                   Outono
                                                                     Inverno

http://www.educacional.com.br/projetos/arcimboldo/galeria.asp



[i] Estilo artístico dos sécs. XVI e início do XVII, sobretudo na pintura, em cujas obras se destaca o aspecto ornamental, o abandono da simetria renascentista e a busca de efeitos estranhos que apontam para a arte moderna, como o alongamento das figuras humanas e as perspectivas inusitadas.
Read more: http://aulete.uol.com.br/maneirismo#ixzz2dSWWS7FS

Nenhum comentário: