Aleijadinho
Aleijadinho
(Antônio Francisco Lisboa) nasceu em Vila Rica no ano de 1730 (não há registros
oficiais sobre esta data). Era filho de uma escrava com um mestre de obras
português. Iniciou sua vida artística ainda na infância, observando o trabalho
de seu pai que também era entalhador.
Por
volta de 40 anos de idade, começa a desenvolver uma doença degenerativa nas
articulações. Não se sabe exatamente qual foi a doença, mas provavelmente pode
ter sido hanseníase ou alguma doença reumática. Aos poucos, foi perdendo os
movimentos dos pés e mãos. Pedia a um ajudante para amarrar as ferramentas em
seus punhos para poder esculpir e entalhar. Demonstra um esforço fora do comum
para continuar com sua arte. Mesmo com todas as limitações, continua trabalhando
na construção de igrejas e altares nas cidades de Minas Gerais.
Na
fase anterior a doença, suas obras são marcadas pelo equilíbrio, harmonia e
serenidade. São desta época a Igreja São Francisco de Assis, Igreja Nossa
Senhora das Mercês e Perdões (as duas na cidade de Ouro Preto).
Já
com a doença, Aleijadinho começa a dar um tom mais expressionista às suas obras
de arte. É deste período o conjunto de esculturas Os Passos da Paixão e Os Doze
Profetas, da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas do
Campo. O trabalho artístico formado por 66 imagens religiosas esculpidas em
madeira e 12 feitas de pedra-sabão, é considerado um dos mais importantes e
representativos do barroco brasileiro.
A
obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. Em suas esculturas
estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico.
Utilizou como material de suas obras de arte, principalmente a pedra-sabão, matéria-prima
brasileira. A madeira também foi utilizada pelo artista.
Morreu
pobre, doente e abandonado na cidade de Ouro Preto no ano de 1814 (ano
provável). Atualmente, Aleijadinho é considerado o mais importante artista
plástico do barroco mineiro.
Igreja de São Francisco de
Assis
A Igreja da Ordem Terceira de
São Francisco de Assis teve suas obras iniciadas na segunda metade do século
XVIII, em 1766, sendo finalizadas na primeira metade do século XIX, em 1810.
Ela foi projetada e ornamentada por Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido
como Aleijadinho (passou vinte e nove anos trabalhando nessa arquitetura), e
pintada por Manuel da Costa Ataíde, o Mestre Ataíde. Há o predomínio do Rococó
na mesma.
Curiosidades sobre a Igreja de
São Francisco de Assis:
Exterior da Igreja
Tal construção tem o seu
exterior rico em detalhes feitos em pedra sabão, sendo a mais rebuscada dentre
todas as outras igrejas da época. No alto da entrada principal há a imagem da
Nossa Senhora da Conceição e um medalhão que retrata São Francisco de Assis
recebendo as chagas de Cristo. A fachada principal e o corpo possuem forma
curvilínea (característica barroca) e as torres são cilíndricas e recuadas,
diferentemente das outras igrejas nas quais elas são retas.
Interior da Igreja
O interior da igreja também é
bem detalhado, tendo paredes e tetos revestidos por madeira esculpida e peças
folheadas em ouro (era a época do ciclo do ouro no Brasil). Os altares laterais
possuem anjos, flores e espinhos. Estes seguem o modelo do Rococó e são
pintados em branco e ouro.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_S%C3%A3o_Francisco_de_Assis_(Ouro_Preto)
2 comentários:
pegueii
pegueiii!!
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